ATA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

1299ª SESSÃO ORDINÁRIA
1333ª SESSÃO LEGISLATIVA

13 de setembro de 2021

PRESIDENTE
IGOR CARGNELUTTI BELLINASO

SECRETÁRIO
VER EDEMILSON PAULO COLVERO PICCININ
VICE-PRESIDENTE

COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO


COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO


COMISSÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS


ACEMAR MENEGUETTI PASE

Ivair Carlos Barichello Maziero
Nilton Ilário Maffini Bosi
Tiago de Oliveira

Acemar Meneguetti Pase
Elbo Maffini Bosi
Edemilson Paulo Colvero Piccinin

Paulo Roberto Shneider
Jussara Pase Moro
Edemilson Paulo Colvero Piccinin

VEREADORES PRESENTES

MDB

Acemar Meneguetti Pase

Edemilson Paulo Colvero Piccinin

Igor Cargnelutti Bellinaso

Ivair Carlos Barichello Maziero

Nilton Ilário Maffini Bosi


PP

Elbo Maffini Bosi

Jussara Pase Moro

Paulo Roberto Shneider


PT

Tiago de Oliveira


ABERTURA

ABERTURAInvocando a proteção de Deus, o Presidente declarou abertos os trabalhos.
ATA PARA 30/08/2021

Foi feita a leitura da Ata da 1332ª Sessão Ordinária, realizada no dia 30 de agosto de 2021.

Não havendo manifestações, o Presidente colocou o(a) em votação sendo aprovado(a) por unanimidade.

GRANDE EXPEDIENTE

O VER. PAULO ROBERTO SHNEIDER

Hoje eu me inscrivi no grande expediente, eu já tinha me manifestado referente a Corsan, mas eu quero fazer mais uma observação para os senhores colegas sobre a Corsan. Já fiz comentário aqui com respeito a Corsan mais torno a falar mais uma vez referente a privatização da Corsan, quem vai perder é o povo. Assim como o Governador Britto vendeu a CEEE, agora o governador Eduardo Leite quer vender a Corsan. É lamentável. A água é do povo, com a venda da Corsan vamos sentir no bolso a diferença. A Corsan ainda não está privatizada, passou apenas o projeto, quem tem o poder e o destino da Corsan agora é os prefeitos, ao não assinar os aditivos. Podem falar "esse assunto é do estado". Sim, é do estado, mas no momento que o prefeito tem que assinar o aditivo da venda da Corsan, passou ser um problema nosso também, colegas. Os funcionários da Corsan do Estado do Rio Grande do Sul confiam nos prefeitos e os funcionários da Corsan de Ivorá confiam no nosso prefeito. Não à privatização da Corsan. A água é um bem comum e é do Povo. Um outro assunto que eu gostaria de falar nesse momento, senhor presidente, é com respeito a como o nosso prefeito vem conduzindo o município e orientando os nossos secretários a fazer um bom trabalho. O que eu quero frisar assim, o Prefeito é o nosso mandatário, o vice auxilia ele e tem os secretários que trabalham com o prefeito. Mas não podemos esquecer que tem os secretários e os secretários tem os seus funcionários que devem ser lembrados, pois eles trabalham e fazem a máquina pública do município funcionar. Sem esses funcionários que dão o braço firme para trabalhar, não tem secretário e não tem prefeito. Então eu quero aqui parabenizar os funcionários da Prefeitura que fazem essa máquina funcionar, com o apoio dos secretários que orientam os funcionários e o prefeito que orienta os secretários. Era isso senhor prefeito... senhor presidente.

O VER. NILTON ILÁRIO MAFFINI BOSI

Eu só me inscrevi hoje aí para fazer um comentário, talvez que interessa ao nosso município e quem sabe algum outro da Quarta Colônia, sobre a restrição que está ocorrendo, está em andamento. Já o primeiro passo já foi dado, por sorte nossa que foi aprovado, então tem os senadores, os fans do Carlos Heinze e o excelentíssimo Lazier Martins que na época defendia muito os municípios pequenos, os Pequenos Agricultores, era difícil passar um programa sem ele comentar sobre isso aí, mas foi um dos que votou a favor. Esses dois então. E isso aí é uma coisa que lógico não é para hoje mas já é um primeiro passo andado. Talvez 2023, 2024 venha a se concluir. Ou sim ou não, então é um alerta. Talvez muita gente aí encontra a gente na rua e pergunta: tem alguma notícia sobre isso. Então a gente está aqui para deixar o povo orientado então fazer nossa parte. Nessa parte era isso. Queria fazer um outro leve comentário, estive falando com o secretário de obras, só para salientar o povo do Linha Cinco, que ele vai encascalhar toda a estrada lá com aquele material que foi colocado lá naquele trecho lá perto da faixa lá, da saída lá do Bulion. Tem um material incomparável, né. Então ele tava comentando comigo hoje que no momento que o tempo deixar, vão iniciar esse trabalho aí será. Então será muito bem feito.

O VER. ACEMAR MENEGUETTI PASE

Eu conversei com o secretário, já me manifestei na sessão passada sobre a cobrança que a gente recebe dos munícipes sobre determinados trechos de estrada de várias coisas e nós tivemos aqui nessa casa, colega Vereador Ivair, a gente aprovou naquela época a emenda impositiva, a primeira emenda impositiva que foi criada no município, foi criada a lei e os 9 vereadores na época, todos têm um destino, um valor e todos colocaram naquela galeria da RS348. Está feito, está concluído e eu entendo que se fosse pela vontade da administração, do secretário de obras, e não é uma vez que a gente conversou, esse alargamento, esse melhoramento aí já teria acontecido, então eu gostaria né que a administração tentasse resolver essa situação e sei lá, se tiver algum impasse que a população fique sabendo, por quê é como eu sempre digo, o que é bem feito o que a administração está se propondo e não está acontecendo às vezes por algum motivo ou outro, só que a população e nós vereadores, a gente não sabe, mas eu gostaria muito que fosse realizado aquele trabalho ali, para que para que dê condição, porque senão o nosso município está muito parado e às vezes não é vontade da Administração, é outros problemas que tem então é um pedido que eu faço, verbalmente mas na presença do secretário com certeza chegará até o prefeito para que isso aconteça, e aproveitar também colega Vereador Tiago, te parabenizar pelo teu aniversário: muita saúde e o resto a gente corre atrás.

O VER. IGOR CARGNELUTTI BELLINASO

Vou ser bem breve, é um pedido verbal ao Prefeito Municipal, eu tive hoje conversando, fui procurado pela minha amiga Terezinha Sarzi, mãe do Leandro Sarzi, um dos grandes incentivadores, investidores do turismo, pessoa que corre atrás para que o nosso município cresça e apareça a nível de estado e Brasil, e ela me fez uma sugestão muito interessante, até porque todos nós sabemos que a maioria da nossa população são Imigrantes italianos, pessoas que vieram de várias cidades da Europa, e ela me fez uma sugestão muito interessante que eu queria colocar e fazer esse verbalmente ao prefeito Saulo, que é em cima da ponte na Avenida Bento Gonçalves onde que passa o arroio Jacutinga, a ponte já é em formato de um barco, navio, e ela me fez a colocação de fortalecer aquela estrutura e que ficasse em formato de um navio porque até o poste já parece a própria haste, com se diz, e como se fosse um ponto como ficasse um navio dos Imigrantes, um ponto turísticos em nossa cidade, honrando e prestigiando aqueles que lá atrás vieram e formaram nosso município e nós conseguiria manter embelezar também aquele local, que é um local que às vezes tem desmoronamento e ela mesmo fez a sugestão que fizesse em formato de um navio e fizesse a colocação como fosse uma memória daqueles do passado, então tô levando esse pedido verbalmente ao prefeito e a que responde ao núcleo de Turismo, a Edicléia, que pensem com carinho, que eu achei muito interessante, a minha minha pessoa e acredito que todos nós também, pensemos no embelezamento do nosso município e tudo que vem para o somar ao nosso município é algo de bom.

O VER. ELBO MAFFINI BOSI

Eu estou falando várias pessoas, secretário Keto, nesses intervalos de chuvaradas aí me questionam sobre as estradas e eu simplesmente, com humildade explico a situação. Nós aqui em pouco mais de 15 dias tivemos 400 milímetros de chuva, então não tem estrada que aguenta né, porque 400mm de chuva em 15 dias, e não adianta nem querer botar a máquina nas estradas porque eu acho que vai ficar pior ainda, então com muita humildade a gente explica para essas pessoas que tem pessoas que entendem, tem pessoas que não entendem mas a situação é essa. Eu ando em quase todas as estradas do município, tem estradas ai que com toda essa chuvarada esta se mantendo praticamente boa ainda, mas a população também tem que entender que o tempo não colabora e todos nós sabemos que o mês de setembro é sempre assim todos os anos, é uma chuvarada frequente então não tem como deixar todas as estradas em bom estado. Então acho que as pessoas que estão nos ouvindo devem entender e acredito que no momento que essa chuvarada cessar, secretário, certamente com sua equipe, já prefeito esteve me falando, vão botar a mão mesmo e melhorar todas as estradas do nosso município.

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI 030/2021

Foi feita a leitura do Projeto de Lei 030/2021 que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR 1 (UM) PROFESSOR MEDIANTE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, POR PRAZO DETERMINADO, PARA SUPRIR NECESSIDADE TEMPORÁRIA E DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Foi feita a leitura do parecer da Assessoria Jurídica

Foi feita a leitura do Parecer de Comissão 058/2021 que Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento (Projeto de Lei 030/2021), de autoria do Vereador Elbo Maffini Bosi.

Não havendo manifestações, o Presidente colocou o(a) Parecer de Comissão em votação sendo aprovado(a) por unanimidade.

A matéria ficou baixada na Comissão de Finanças e Orçamento para emissão de Parecer.

A matéria ficou baixada na Comissão de Justiça e Redação para emissão de Parecer.

Foi feita a leitura do Parecer de Comissão 059/2021 que Parecer da Comissão de Justiça e Redação (Projeto de Lei 030/2021), de autoria do Vereador Nilton Ilário Maffini Bosi.

Não havendo manifestações, o Presidente colocou o(a) Parecer de Comissão em votação sendo aprovado(a) por unanimidade.

O Presidente colocou o(a) em votação nominal, tendo sido aprovado por unanimidade com a seguinte votação:

O VER. ACEMAR MENEGUETTI PASE: SIM

O VER. EDEMILSON PAULO COLVERO PICCININ: SIM

O VER. ELBO MAFFINI BOSI: SIM

O VER. IVAIR CARLOS BARICHELLO MAZIERO: SIM

A VERª. JUSSARA PASE MORO: SIM

O VER. NILTON ILÁRIO MAFFINI BOSI: SIM

O VER. PAULO ROBERTO SHNEIDER: SIM

O VER. TIAGO DE OLIVEIRA: SIM

RESOLUÇÃO 003/2021

Foi feita a leitura da Resolução 003/2021 que ESTABELECE NOVO HORÁRIO PARA AS SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, de autoria do Vereador Igor Cargnelutti Bellinaso.

Não havendo manifestações, o Presidente colocou o(a) Resolução em votação sendo aprovado(a) por unanimidade.

ENCERRAMENTO

CONVOCAÇÃO DE SESSÃO

Não havendo mais nada a tratar, o Presidente, Ver. Igor Cargnelutti Bellinaso convocou a todos para a próxima sessão ordinária, a se realizar no dia 21 de setembro de 2021, no(a) plenário Adão Neves, encerrando os trabalhos. Sala das Sessões, aos treze de setembro de dois mil e vinte e um.




Ver EDEMILSON PAULO COLVERO PICCININ
SECRETÁRIO


Ver. IGOR CARGNELUTTI BELLINASO
PRESIDENTE